Cinco Razões para Usar Protetor Solar | Farmácia Rodrigues Rocha

Com os dias a ficar maiores e mais quentes, começamos a pensar em férias e praia. É essencial cuidar da nossa pele, protegendo-a dos raios UV.

A proteção solar é essencial:

1. Previne o foto-envelhecimento Os raios UV potenciam a produção de radicais livres na pele, os quais podem danificar as suas estruturas (nomeadamente o colagénio) e acelerar o seu envelhecimento - rugas e perda de firmeza.

2. Previne o aparecimento de manchas Os raios UV estimulam a melanogénese, e é por isso que ficamos morenos no Verão, mas quando a exposição solar é contínua e elevada, a produção de melanina desregula-se, aparecendo manchas castanhas - principalmente no rosto, decote e mãos - que se mantêm mesmo depois do Verão.

3. Evita "escaldões" e previne o melanoma O uso de protetor solar aumenta o tempo que a nossa pele consegue estar exposta ao sol sem se queimar (ficar vermelha e sensível). Aplicado frequentemente e em quantidades corretas, evita o escaldão e as suas consequências futuras - manchas, rugas ou até melanoma.

4. A radiação não vem apenas da exposição direta ao sol À sombra também temos de nos proteger: os raios UV refletem na água e na areia. Mesmo nos dias nublados o uso de protetor solar é necessário, pois os raios UV atravessam as nuvens.

5. Nem sempre frio significa baixo índice UV O índice UV é a medida dos níveis da radiação solar ultravioleta que efetivamente contribui para a formação de uma queimadura na pele humana, e para estar alto não precisa de estar calor. No site do IPMA obtém a informação do índice UV para cada dia. Na dúvida, use sempre protetor solar nas zonas expostas.